Idosos organizando viagem de férias

HOSPEDAGEM INCLUSIVA: POR QUE VOCÊ DEVE ESTAR ATENTO A ESSA PRÁTICA NO SEU ALUGUEL DE TEMPORADA

A tendência é que a inclusão seja uma regra nas políticas adotadas por hospedagens ao redor do mundo

Um dos pilares principais da hospitalidade no aluguel por temporada é a experiência do hóspede – todas as pessoas merecem uma excelente experiência quando viajam e a tranquilidade de saber que serão bem-vindas e bem acomodadas, independentemente de origem, raça, religião, gênero, orientação sexual, idade ou capacidade física.

Segundo pesquisa recente do Expedia Group, 65% das pessoas com idade até 40 anos admitem estar mais propensas a fazer reservas em hospedagens inclusivas. A tendência é que essa mudança geracional faça da inclusão e da aceitação da diversidade uma regra nas políticas adotadas por hospedagens dos mais variados tipos, inclusive no aluguel por temporada.

Nesse sentido, administradores e proprietários de imóveis de temporada comprometidos com um mercado imparcial e atentos às práticas inclusivas e de não-discriminação saem na frente, conseguindo maior visibilidade para os seus anúncios e, consequentemente, mais reservas e maior rentabilidade para os seus negócios.

Hospedagens inclusivas: por que se atentar a essa prática?

A hospedagem inclusiva envia uma mensagem poderosa de que a discriminação não tem lugar no seu aluguel por temporada, mostrando que você respeita e valoriza todos os hóspedes. Isto promove um sentimento de inclusão que incentiva mais pessoas a escolherem a sua propriedade como um espaço seguro e acolhedor. Além disso, você tem o poder de inspirar outros anfitriões a fazerem o mesmo, tornando o setor um espaço mais justo, tolerante e receptivo.

Para atender a demanda cada vez maior por hospedagens inclusivas, é preciso adotar estratégias para destacar a diversidade e a igualdade de direitos como valores fundamentais no seu aluguel de temporada. Algumas ações podem ser muito simples, como usar a descrição dos seus anúncios para deixar explícito seus valores como anfitrião.

Embora a questão da inclusão tenha se tornado tão relevante a ponto de plataformas de reserva de hospedagens, como Airbnb e Vrbo, recomendarem a inclusão como prática para os anfitriões, nem todos os proprietários de aluguel de curto prazo estão atentos a estes detalhes.

Fato é que estas práticas podem abrir as portas a um novo grupo de potenciais hóspedes – e ainda é provável que estes hóspedes recorrentes façam recomendações fortes a amigos e familiares com necessidades de acesso semelhantes.

Hoje, mais do que experiências de consumo, os viajantes valorizam anfitriões que se posicionam sobre temas sociais relevantes. Assim, a hospedagem inclusiva também vai se refletir na avaliação, já que fica muito mais fácil proporcionar aos hóspedes um sentimento de acolhimento e confiança.

No final das contas, para ser um anfitrião verdadeiramente excelente, você tem que tratar todos os hóspedes com o mesmo nível de respeito. Eles apreciarão suas atitudes e vão se sentir especialmente bem-vindo e seguros em sua casa. É óbvio, também, que aceitar todas as pessoas como hóspedes faz com que você não perca nenhuma reserva e consiga aumentar a rentabilidade do seu aluguel de temporada.

Como ser um anfitrião de aluguel por temporada mais inclusivo?

Pré-reserva

Seja inclusivo em sua comunicação e descrição do anúncio. Deixe claro no seu anúncio que o seu aluguel de temporada é um espaço seguro onde a discriminação não será tolerada e demonstre que todas as pessoas são bem-vindas em sua hospedagem. Inclua em suas regras o compromisso com a igualdade e a inclusão, pois antes da reserva certamente potenciais hóspedes pesquisam informações sobre o local.

Adicione os recursos de acessibilidade da sua propriedade à lista de comodidades. Forneça uma descrição abrangente e bem escrita da sua casa de férias, incluindo detalhes de acessibilidade e instalações para hóspedes com deficiência.

Declare que famílias com integrantes que tenham alguma necessidade especial serão bem-vindas em sua propriedade alugada. Existem milhares de aluguéis por temporada em todo o mundo, mas surpreendentemente poucos oferecem quartos acessíveis, cozinhas ou banheiros adequados para pessoas com deficiência física ou para idosos com mobilidade comprometida, por exemplo.

Certifique-se de que na página do anúncio do seu aluguel de temporada constem informações para que o hóspede entenda como tudo funciona, incluindo as condições de acessibilidade e, é claro, fotos atualizadas e até um tour virtual. Estes recursos ajudam os possíveis hóspedes a terem uma boa ideia se o seu espaço atende às suas necessidades físicas e sociais.

As avaliações também são uma das principais fontes de informações usadas por hóspedes em potencial. Além disso, recursos como pré-aprovações e reservas instantâneas são indicativos de que você não tem problemas em receber qualquer pessoa que respeite os critérios para reserva.

Ao se comunicar com potenciais hóspedes ou fornecer informações sobre o seu aluguel de temporada, utilize uma linguagem neutra em termos de gênero sempre que possível. Pequenas mudanças, como usar “parceiro” em vez de “marido” ou “esposa”, podem fazer uma diferença significativa na criação de uma atmosfera inclusiva. Se um convidado indicar claramente os pronomes que ele, ela ou eles desejam que você use ao se dirigir a ele, anote-os e certifique-se de usá-los em todas as comunicações futuras.

Antes do check-in

Com a confirmação da reserva, você pode adotar algumas atitudes para demonstrar ao seu hóspede a sua receptividade, como enviar uma mensagem de boas-vindas. Você também pode usar as informações do perfil do hóspede para entender suas preferências, fazer perguntas sobre interesses e necessidades específicas, além de colocar-se à disposição para melhorar a experiência de férias, fornecendo informações sobre passeios, restaurantes ou eventos locais naquele período. Se um hóspede perguntar sobre os requisitos de acessibilidade, procure esclarecer as dúvidas e pergunte se ele precisa de algo mais.

O perfil do anfitrião também é uma forma que os hóspedes têm de obter mais informações sobre o que esperar de um aluguel de temporada. Então, vale a pena investir na descrição do seu perfil e contar um pouco da sua história e personalidade.

Após o Check-in

É muito comum que pessoas, especialmente aquelas que pertencem a minorias, prefiram fazer o self check-in, ou seja, acessar as acomodações sem a necessidade de terem contato com o anfitrião. Neste caso, ativar essa opção é uma boa forma de deixar seus hóspedes ainda mais à vontade.

Prepare também uma carta de boas-vindas, reforçando que todas as pessoas são bem-vindas e se colocando à disposição para tirar dúvidas e oferecer ajuda. Nessa carta, você também pode incluir informações e dicas que possam interessar aos seus hóspedes.

Não visite seus hóspedes sem necessidade. Deixe claro que você está disponível – pessoal ou virtualmente – se eles precisarem. Se você incluiu todas as informações importantes sobre sua propriedade nas ‘Regras da Casa’, apenas sugira aos seus hóspedes para acessá-las digitalmente no caso de dúvidas.

Após o Checkout

As práticas inclusivas devem continuar após o checkout. Ao avaliar os seus hóspedes, use sempre critérios comuns a todos, para não criar situações desconfortáveis. Peça também que os hóspedes façam a gentileza de deixar suas avaliações – assim, outras pessoas que buscam uma hospedagem inclusiva vão ver que você é um anfitrião livre de preconceitos e que atende igualmente bem qualquer pessoa.

As boas práticas voltadas para hospedagens inclusivas são fundamentais para quem atua no mercado de aluguel por temporada. Implementá-las e gerenciá-las é fundamental. Uma abordagem inclusiva, acolhedora e equitativa beneficia ativamente os proprietários e gestores de aluguel por temporada. Ter a sua casa de temporada como um lugar seguro e amigável para todos os grupos de viajantes é realmente algo para se gabar!

Leave a Reply