mercado aluguel de temporada 2024

SAIA NA FRENTE E SAIBA O QUE ESPERAR PARA O MERCADO DE TEMPORADA EM 2024

Conheça as principais tendências em aluguéis por temporada para o ano que vem

O negócio de aluguel por temporada vem traçando um longo caminho de sucesso. O que começou apenas com proprietários convertendo quartos vagos nas suas casas em espaços para aluguel de férias, evoluiu para investidores que construíram propriedades residenciais com serviços completos, a fim de disponibilizá-las no mercado imobiliário para o setor de aluguel de curta duração.

Neste ritmo, não há a menor dúvida de que o ano de 2024 continuará testemunhando um enorme progresso no quesito de aluguel de temporada. Seja como proprietário ou gestor de imóveis de temporada, haverá toda uma gama de novas opções. É claro que o uso significativo de tecnologia avançada na indústria de aluguel de férias terá destaque, bem como um maior foco na oferta de experiências personalizadas e uma maior adoção de práticas mais sustentáveis.

Previsões de especialistas do setor apontam algumas das principais tendências do aluguel por temporada que podem ser antecipadas, moldando como os hóspedes aproveitam sua experiência de viagem e como os proprietários e administradores conduzirão seus negócios no próximo ano. Essas tendências não são meramente especulativas, mas estão apoiadas por dados sólidos, garantindo sua autenticidade e relevância para 2024.

Quer você seja um proprietário novato ou um investidor experiente no Airbnb, estas percepções poderão guiá-lo ao caminho da lucratividade, garantindo que você receba mais reservas e que seus hóspedes tenham as melhores experiências.

A tecnologia será ainda mais proeminente no aluguel por temporada

Se por um lado, a tecnologia nas casas de temporada torna-se cada vez mais a norma do hóspede, inclusive facilitando encontrar aluguéis adequados, sites e aplicativos também facilitaram a comunicação com proprietários ou administradores de imóveis e a obtenção de informações. Como anfitrião, você certamente terá que embarcar nas plataformas de reservas online em 2024.

Essas plataformas revolucionaram o cenário de aluguel por temporada ao usarem algoritmos avançados para combinar os hóspedes com os aluguéis dos sonhos. Elas analisam as preferências dos hóspedes à medida que as combinam com as melhores acomodações possíveis. A tecnologia ajudará na busca por aluguéis adequados e se tornará ainda mais eficiente e intuitiva.

A integração tecnológica – Inteligência Artificial, Realidade Virtual e Realidade Aumentada – também poderão ser grandes aliadas no fechamento das reservas. Imagine apresentar a sua propriedade no Airbnb e VRBO, de forma que os hóspedes possam ir além de meras fotos e vivenciar virtualmente o espaço. Isto representa o futuro dos aluguéis por temporada, inclusive incorporando realidade virtual e aumentada em anúncios e experiências online.

2024 será ano das “ocasiões”

Uma pesquisa recente da VRBO revela a tendência crescente de “go-ccasions”, ou “ocasiões”, indicando que 1 em cada 4 pessoas está ansiosa para embarcar em uma viagem com amigos e familiares. Quer seja um aniversário, comemoração especial ou apenas para passar férias, os viajantes estão interessados em reservar casas de temporada para estar com seus entes queridos.

Dados esses insights, você pode estar pensando em investimentos imobiliários com base em pesquisas de mercado completas. Considere o tamanho e os tipos de propriedade que se alinham com essa tendência. Pense em como proporcionar experiências únicas aos hóspedes que desejam passar as melhores férias com seus familiares e amigos em 2024.

Valorize as áreas externas da sua propriedade

Revisitando a tendência “go-ccasion”, 31% dos que reservam aluguel de férias de curta duração priorizam exteriores de casas, para uma experiência única não encontrada em suas vidas diárias. Por exemplo, se o imóvel de temporada contém piscinas externas ou banheiras de hidromassagem, terraços, amplos jardins ou árvores frutíferas, área de churrasco, etc.

Explore também outras áreas distintas próximas ao seu imóvel. Se você possui uma propriedade perto de uma fazenda de café, por exemplo, aproveite isso para atrair hóspedes e criar uma experiência única – você pode organizar um passeio pela fazenda de café juntamente com o aluguel da casa de férias e melhorar a estadia com café orgânico oferecido os seus hóspedes como cortesia.

Aluguel de temporada com experiências personalizadas

Falando em experiências, administradores e proprietários de casas de férias não deixarão nada ao acaso para oferecer aos hóspedes itinerários personalizados, detalhes ou dicas privilegiadas e muito mais, para que os viajantes possam ir além dos guias ou recomendações turísticas.

Dessa forma, como anfitrião você deve ter um bom conhecimento das localidades e ter a paixão de compartilhar tudo o que sabem sobre o destino. Portanto, para manter-se competitivo, você precisará oferecer aos seus hóspedes uma experiência mais personalizada tanto nas instalações da sua casa de temporada como na exploração dos atrativos da sua região.

Por exemplo, você pode oferecer aos seus visitantes uma participação em aulas de culinária local, passeios fotográficos guiados por profissionais, acesso exclusivo a eventos e festivais locais e outras atividades. Sem dúvida, as experiências de aluguel de férias serão mais envolventes e oferecerão aos viajantes a oportunidade de criar memórias para a vida toda.

Sustentabilidade é o valor da vez!

À medida que hóspedes em todo o mundo estão se tornando mais conscientes da importância de práticas amigas do meio ambiente, a sustentabilidade tende a ocupar o centro das atenções no aluguel por temporada em 2024.

Sistemas de energia solar, eletrodomésticos com eficiência hídrica e programas de reciclagem de resíduos nas casas ou em bairros, por exemplo, serão valorizados massivamente pelos hóspedes e podem ser fatores decisivos para o fechamento de uma reserva.

Além das medidas de conservação ambiental, as casas de férias também poderão se engajar em mais oportunidades de apoiar as comunidades locais, uma vez que minimizam o seu impacto ambiental. Isto marca o futuro das viagens – sustentáveis, significativas e inesquecíveis.

Medidas de segurança e proteção melhoradas

Considerando os recentes eventos globais e outras adversidades como a pandemia, por exemplo, o aluguel por temporada priorizará a segurança e a proteção. Para proprietários e gestores, equipar os imóveis de férias com sistemas de segurança de alto nível, como vigilância, entrada sem chave ou protocolos de emergência e saúde, pode ser interessante.

Além disso, os anfitriões podem ter coberturas de seguro elaboradas e mais abrangentes, cobrindo circunstâncias imprevistas e garantindo que tanto o imóvel como os viajantes estejam bem protegidos financeiramente. ​

Para ganhar reservas repetidas, os anfitriões também devem considerar a adoção de políticas de cancelamento transparentes e mais justas para proporcionar aos hóspedes tranquilidade e maior flexibilidade.

Atendimento ao cliente aprimorado

Devido à alta competição no setor dos aluguéis por temporada e às inúmeras opções alternativas de acomodação, proprietários e gestores levarão seu jogo a um nível mais alto e melhorarão o atendimento ao cliente para conquistar novos hóspedes e repetir reservas.

Em 2024, as plataformas de reservas online e os anfitriões não deixarão nada ao acaso quando se trata de oferecer aos clientes o melhor serviço – e estarão muito interessados em verificar e agir de acordo com as avaliações e comentários dos hóspedes. Os proprietários e gestores de casas de temporada terão melhores opções de comunicação com o cliente, incluindo chats online, aplicativos para chamadas de vídeo e e-mails, podendo oferecer um atendimento rápido e aprimorado.

Quer a ajuda de quem entende para aplicar as maiores tendências do mercado de temporada? Entre em contato com a nossa equipe!

Leave a Reply