tendências aluguel de temporada

U.S. OUTLOOK REPORT: TENDÊNCIAS PARA O MERCADO DE ALUGUEL POR TEMPORADA

O que esperar de 2024 para o mercado imobiliário de temporada

A AirDNA, fornecedora de dados e análises para o mercado de aluguel por temporada (STR), lançou seu Relatório de Perspectivas dos Estados Unidos para 2024, prevendo as expectativas futuras para a indústria de STR no próximo ano, com base nas tendências de 2023. A procura por aluguéis de curta duração deverá aumentar 10,7% em relação ao ano anterior, superando o aumento de 6,7% em 2023, apoiada por um cenário econômico estável.

“Rumo a 2024, o setor do aluguel de temporada está preparado para um crescimento equilibrado com uma expansão mais lenta da oferta, prevista em 10,9%”, disse Jamie Lane, Vice-Presidente Sênior de Análise da AirDNA.

Embora os relatos de um ‘colapso’ do aluguel de temporada tenham sido muito exagerados, a crescente competitividade do mercado exige que anfitriões e administradores de propriedades sigam de perto as tendências do relatório. Esta abordagem será fundamental para superar os concorrentes e manter receitas elevadas, capitalizando uma economia mais forte e a crescente preferência dos viajantes por hospedagem de curta duração.

Breve panorama do mercado de STR em 2023

Apesar de julho do ano passado ter sido um mês recorde, com 24,1 milhões de noites reservadas, e um pico de 1,6 milhão de anúncios em setembro de 2023, o setor viu sua primeira queda na Receita por Aluguel Disponível (RevPAR) de 4,9%.

O crescimento persistentemente elevado da oferta, juntamente com os efeitos dos orçamentos dos consumidores sobrecarregados pelos preços elevados, significaram que os dramáticos ganhos de ocupação observados recentemente foram essencialmente apagados. Aumentos de preços excepcionalmente fortes em 2021 e 2022 também forçaram os hóspedes a buscar pechinchas em 2023.

Isto deixou os anfitriões com pouco poder de fixação de preços e os novos participantes com pouca escolha – a não ser oferecer tarifas baixas para atrair reservas. Mesmo que as histórias de “Airbnbust” tenham sido exageradas e a maioria dos mercados tenha registrado um forte crescimento da procura, o desempenho unitário mais baixo fez com que 2023 parecesse uma espécie de “ano de correção”, após dois anos de desempenho notavelmente forte.

A boa notícia é que a melhoria da economia irá influenciar as decisões relativas às viagens em 2024. O vigoroso crescimento da oferta que tem servido para reduzir as ocupações está diminuindo rapidamente e tem motivos para abrandar ainda mais, encontrando equilíbrio com a procura.

Ao olhar para 2024, o relatório da AirDNA descreveu uma série de fatores que entrarão em jogo no mercado de aluguel por temporada.

Demanda: equilibrando o curto e o longo prazo

Um ano de incertezas econômicas e mudanças nos padrões de viagens internacionais desaceleraram o crescimento da demanda em 2023 para 6,7% ano após ano (YOY). Em 2024, o crescimento econômico e a recuperação das viagens de lazer nacionais irão reacelerar o crescimento da procura para 10,7%.

Oferta em 2024: crescimento feroz agora encontra equilíbrio

As elevadas taxas hipotecárias nos Estados Unidos e o fraco desempenho por unidade atenuaram o crescimento da oferta desde os máximos extremos de 2022, mas talvez não tanto como inicialmente previsto. O crescimento surpreendentemente forte da oferta em setembro e uma porcentagem relativamente baixa de rotatividade de anúncios aumentaram o número de noites disponíveis em 12,8% em 2023. O desempenho regressará às médias de longo prazo e trará o crescimento da oferta de volta para 10,9% em 2024, alcançando um melhor equilíbrio com a demanda.

Ocupação em 2024: um retorno à normalidade após a pandemia

A ocupação tem caído constantemente desde os máximos observados em 2021. No final de 2023, a média anual atingiu aproximadamente o nível pré-pandemia de 54,8%. Em 2024, o equilíbrio no crescimento da oferta e da procura manterá a ocupação nos 54,7%, aproximadamente o mesmo que em 2023.

Taxas Diárias Médias (ADRs) em 2024

Os viajantes cansados da inflação que procuraram opções acessíveis mantiveram o crescimento das taxas em apenas 0,5% em 2023. À medida que as alterações no nível de preços se normalizam em 2024, o mesmo acontecerá com o crescimento das ADR. As ADRs deverão aumentar cerca de 2,1% em 2024.

Receita por quarto disponível (RevPAR) em 2024

A diminuição significativa na ocupação e a quase paralisação do ADR de aluguel de temporada fez com que o RevPAR caísse 4,9% em 2023, o primeiro declínio anual desse tipo. É possível interpretar o declínio em 2023 como um retorno a um desempenho mais normal após a ascensão meteórica do mercado de STR em 2021. O ano de 2024 verá o RevPAR aumentar em 1,9% graças à ocupação estável e a um aumento de 2,1% no ADR.

“O alinhamento do crescimento da oferta com o aumento da procura indica uma dinâmica de mercado mais saudável e sustentável”, explicou Lane. “Este equilíbrio é um sinal da maturidade e resiliência do mercado estadunidense na adaptação às diversas condições econômicas.”

Recessão americana evitada

Ajudando o mercado em geral, a recessão prevista para 2023 nunca se materializou, uma vez que o Federal Reserve (FED) tomou medidas para combater a inflação – e os seus esforços parecem ter sido eficazes – com a inflação diminuindo de 6,5% em dezembro de 2022 para a taxa de 3,4 % em dezembro de 2023.

A retração da economia americana também era uma possibilidade, mas pelo menos dois fatores atenuaram esse efeito: diversificação e poupança. A economia atual é mais diversificada do que a anterior, que registou taxas de inflação elevadas. Além disso, um excesso considerável de poupança ajudou a manter os gastos e o emprego consistentemente elevados ao longo de 2023.

Condições Econômicas em 2024: o risco descendente permanece

Ao olhar para 2024, há espaço para um otimismo cauteloso no mercado de aluguel de curta duração, impulsionado por uma economia saudável e por um alinhamento antecipado da oferta e da procura. No entanto, este otimismo é atenuado pelos riscos potenciais do crescimento contínuo da oferta e das incertezas econômicas persistentes.

Estes desafios testarão a resiliência da indústria do aluguel de temporada, sublinhando a importância da adaptabilidade estratégica e do acompanhamento atento da evolução das tendências. Em última análise, embora existam sinais positivos de recuperação e crescimento, os proprietários e operadores de STR devem permanecer vigilantes e preparados para os diversos cenários que poderão desenrolar-se em um campo econômico ainda fluido.

Quer a ajuda de quem entende para aplicar as maiores tendências do mercado de temporada? Entre em contato com a nossa equipe!

Leave a Reply