Aluguel de casa de temporada

DRIBLE O FENÔMENO DO ‘AIRBUST’ E DESTAQUE SEU IMÓVEL NO AIRBNB

Airbnbust realmente é uma tendência e pode representar um problema para o mercado de aluguel por temporada?

Se você é proprietário ou administrador de aluguel por temporada, é bem provável que você já tenha se deparado com o termo Airbnbust, que se refere a uma desaceleração nas reservas causada por um excesso de oferta de aluguéis de curto prazo em determinados mercados.

Nos últimos anos, os aluguéis de temporada aqueceram o mercado imobiliário, proporcionando excelentes oportunidades de renda para os investidores do setor. Mas com a saturação de anfitriões em uma área específica, muitos proprietários e administradores de imóveis estão passando por uma fase difícil e é exatamente do que se trata o Airbnbust.

Como surgiu o termo Airbnbust?

O sentido dessa palavra surgiu a partir de um recente tweet que viralizou em 16 de outubro e ajudou a popularizar o termo #Airbnbust, referindo-se, como já foi dito acima, a um declínio na popularidade e viabilidade do aluguel de casas de temporada.

Mas não se trata apenas disso, uma vez que, em 1º de novembro, o Airbnb divulgou os resultados do terceiro trimestre de 2022, como o mais lucrativo de todos os tempos. Os próprios dados da AirDNA (plataforma que verifica os rendimentos de um imóvel alugado via plataformas digitais) mostram que tanto a procura como as receitas dos aluguéis de curta duração estão atualmente em máximos históricos.

Sendo assim, por que tantos investidores imobiliários estão observando o declínio no mercado de casas de temporada? Airbnbust realmente é uma tendência e pode sinalizar problemas com o aluguel de temporada a longo prazo?

Nosso intuito com essa postagem é ajudar anfitriões e investidores imobiliários a otimizar suas reservas em meio à acirrada concorrência, com dicas práticas sobre como evitar ou tirar proveito “Airbnbust”. Mas, antes disso, vamos entender os principais fatores que causam o fenômeno do momento.

Quais são os fatores principais que causam a Airbnbust?

A Airbnbust é causada por dois fatores principais: as oscilações do mercado imobiliário que ocorreram com a pandemia da Covid-19 e após; e o aumento da oferta dos aluguéis de curta duração.

De fato, a economia global tem sido volátil desde o início da pandemia. Nos Estados Unidos, por exemplo, as taxas hipotecárias caíram para um mínimo histórico no final de 2020 (2,65%) e, desde então, subiram para o máximo dos últimos 20 anos (7,08% em 10 de novembro de 2022).

A redução da procura de viagens durante a pandemia, especialmente para destinos urbanos e viagens internacionais, impactaram negativamente a demanda por aluguel por temporada. Mas ao longo de 2021, quando as restrições às viagens diminuíram e as vacinas tornaram-se amplamente disponíveis – houve uma reversão nas tendências de demanda por casas de temporada. O setor obteve receitas recordes, graças aos viajantes ansiosos que passaram a maior parte de 2020 trancados dentro das suas casas.

Muitas pessoas comuns ou investidores usaram o Airbnb como forma de ganhar dinheiro durante a crise sanitária, seja alugando suas casas ou comprando imóveis específicos para este fim. Alguns anfitriões até aproveitaram o seu capital para comprar múltiplas unidades, resultando em um excedente de aluguéis de férias em determinadas áreas, especialmente aquelas de turismo mais popular.

E esta tendência de crescimento da oferta ainda está em pleno vigor; há 23% mais anúncios de aluguel por temporada ativos no Airbnb hoje do que no ano passado. Por estas razões, muitos anfitriões registraram taxas de ocupação mais baixas em 2022 em comparação a 2021 – ano que pode ser considerado uma verdadeira anomalia para o setor de imóveis de temporada.

Obviamente, o aumento da oferta de aluguel de curta duração acabou diluindo a quantidade de hóspedes para os anfitriões acomodarem, ou seja, afetou a demanda. No entanto, o Airbnbust não é uma sentença de morte para os aluguéis de férias. É uma correção de mercado que acabará por equilibrar a oferta e a procura.

Para evitar ou aproveitar ao máximo o Airbnbust, proprietários e administradores de imóveis de temporada devem adaptar-se às novas condições e serem mais estratégicos nas suas decisões. A ansiedade pode levar os anfitriões a fazer alterações desnecessárias nas suas tarifas, políticas e comodidades – o que pode causar mais danos do que benefícios a longo prazo.

Abaixo estão cinco etapas práticas que você pode seguir para vencer o “Airbnbust”, impulsionar seu negócio de aluguel por temporada e realmente ganhar dinheiro durante este período desafiador, esteja você sentindo uma crise ou não.

1. Ofereça mais flexibilidade

Muitos viajantes estão preocupados com a estabilidade econômica neste momento, o que os torna hesitantes em gastar mais dinheiro. Quando se trata de acomodações, isso equivaleria a uma reserva de última hora. Considere, então, tornar sua taxa de cancelamento mais flexível para permitir reservas tardias.

2. Ofereça descontos e promoções

Preste atenção a variáveis como o comportamento de reservas do seu mercado e procure tendências. Dessa forma, você pode pensar em campanhas promocionais estrategicamente sincronizadas de acordo com essas tendências. Descontos claramente identificados podem ter um efeito psicológico nos viajantes e fazê-los acreditar que estão fechando um bom negócio – e realmente estão.

Certifique-se também de usar ferramentas de precificação dinâmicas para maximizar sua receita em diferentes épocas do ano, com base na dinâmica atual de fornecimento. E se você vai oferecer descontos, informe o público sobre isso garantindo que a notificação seja fácil de ser visualizada no seu anúncio.

3. Atualize a descrição e os destaques da sua propriedade

Talvez algumas comodidades que antes faziam você se destacar, como Wi-Fi e serviços de streaming, agora podem ser comuns entre seus concorrentes. Procure novas maneiras de oferecer mais conforto, conveniência e valor aos seus hóspedes, seja com uma estação de trabalho, um espaço que aceita animais de estimação, um painel instagramável ou até uma piscina uma banheira de hidromassagem – pequenas ou grandes atualizações podem ajudar muito.

Certifique-se de comunicar todo o valor que sua propriedade pode oferecer aos hóspedes em potencial. Desde as comodidades extraordinárias até a paisagem local, as atividades que eles podem realizar e a vibração que sentirão ao ficar na sua casa de temporada. Além disso, atualize suas fotos de acordo com a sazonalidade – as comodidades de inverno não ficarão tão atrativas durante o verão.

Então, se você tem um pátio ou quintal, traga uma churrasqueira e mostre fotos dela, devidamente montada com fogo ceso e churrascos no espeto. A ideia é comercializar o seu imóvel como um local para ir na próxima temporada. Além disso, veja se há eventos futuros em sua área que você possa promover. Descubra o que está acontecendo, veja o que há de novo e informe os hóspedes em potencial.

4. Vá para a categoria Superhost

A AirDNA afirma que os anfitriões com status de Superhost recebem 24% mais reservas do que os anfitriões que não o têm – em qualquer época do ano. Em 2022, 40% das reservas no Airbnb foram de hóspedes que utilizaram esse sistema de aluguel de temporada pela primeira vez. Uma vez que estes usuários estão experimentando o serviço, eles tendem a reservar com Superhosts porque querem ter a certeza de que irão receber o melhor tratamento possível.

Portanto, se você já é Superhost no Airbnb, procure manter esse status. Se ainda não o fez, então é uma meta pela qual você deveria trabalhar. E as avaliações contam. Faça o seu melhor para satisfazer seus convidados e dedique todos os esforços para obter avaliações 5 estrelas.

Conte com quem entende para driblar o Airbnbust! Entre em contato agora mesmo com nossa equipe!

Leave a Reply