ACERTE NO PREÇO E LUCRE MAIS COM ALUGUEL DE TEMPORADA

Como otimizar sua estratégia para aumentar a ocupação e a lucratividade com Revenue Management


Com tanta oscilação do mercado imobiliário e diante do crescimento no número de opções de aluguel de temporada, muitas vezes é difícil compreender o delicado equilíbrio entre definir preços, manipular restrições e fazer com que a distribuição e a gestão de receitas funcionem em conjunto. Mas, com uma técnica de gestão eficiente é possível maximizar as taxas de ocupação da sua casa em Orlando e aumentar facilmente o faturamento por meio de uma estratégia bastante interessante, a chamada Revenue Management.

No setor de aluguel por temporada, as ações previstas no conceito de Revenue Management são fundamentais para reservar tarifas altas durante os períodos de pico e gerar demanda durante a baixa temporada, ou seja, capturar receita e maximizar a lucratividade. O escopo do Revenue Management inclui estratégia geral, análises e previsões aprofundadas. Este conceito de gestão é acessível a anfitriões do Airbnb e aluguel por temporada, mesmo que tenha um orçamento baixo ou uma equipe pequena.

Neste artigo, abordaremos os fundamentos do Revenue Management no setor de aluguel de curta duração e compartilharemos etapas práticas que você, que tem uma casa em Orlando, possa seguir para garantir que aumente o lucro no aluguel por temporada, identificando os melhores preços para cada dia.



O que é Revenue Management (RM)?

Revenue Management (RM) é uma metodologia que usa a análise de dados e estratégia para prever o comportamento do consumidor, a fim de otimizar a disponibilidade do produto para definir a política de preços e maximizar o crescimento da receita.

Curiosamente, o conceito de Revenue Management foi originalmente concebido para a indústria aérea, para que as diferentes empresas pudessem encontrar formas de antecipar as necessidades e exigências dos seus clientes e, então, criar preços dinâmicos.

Uma vez descoberto, logo foi considerado aplicável e benéfico a qualquer tipo de indústria que envolva clientes que estejam dispostos a pagar preços diferentes pelo mesmo produto final, quando há apenas uma certa quantidade desse item a ser vendido, e ele deve ser vendido durante um determinado período, como um quarto de hotel ou uma casa de temporada.

Especificamente, no setor de aluguel por temporada, RM significa maximizar proativamente a receita, garantindo que sua propriedade seja anunciada pelo preço correto e comercializada para o cliente certo. Isto requer uma análise mais aprofundada, para alterar estrategicamente os preços do seu imóvel, dependendo da localização, época do ano ou demanda. O objetivo final do RM para aluguel de temporada é equilibrar oferta e demanda para que você possa cobrar o preço certo sem perder negócios para os concorrentes e ter lucro.

Se suas propriedades permanecem vazias ou se você alugá-las muito barato, você estará deixando de ganhar dinheiro. Você deve adotar diferentes estratégias de preços para aluguéis de curto prazo com base na demanda flutuante e ajustar as restrições de reserva ao longo do ano para garantir que sempre tenha a melhor chance de conseguir uma reserva e ganhe o máximo possível em cada estadia. 


Por que o Revenue Management é importante para aluguéis de temporada?


Embora o setor de casas de aluguel de férias tenha se recuperado depois da pandemia global, a crise da Covid-19 alterou alguns aspectos do panorama de aluguel por temporada, incluindo a gestão de receitas.

Confiar em dados históricos e na sua compreensão para conceber a sua estratégia de Revenue Management para a nova era, comprovadamente já não é tão eficaz. Embora a maior parte das temporadas permaneça, as janelas de reserva, a duração das estadias, as tarifas, os tipos de propriedades consideradas atraentes, os novos perfis de hóspedes, e até mesmo as experiências e os serviços esperados, mudaram.

Para competir neste novo cenário, gestores imobiliários precisam de maior conhecimento de como o mercado está se comportando, monitorar de perto as mudanças e trabalhar para ajustar continuamente a conversão e a maximização da receita. O Revenue Management deve ser uma alta prioridade para os administradores de propriedades porque é uma das formas mais rápidas de aumentar os seus resultados financeiros.



Estratégias de Revenue Management para aluguel por temporada


Obviamente, o mercado de aluguel de temporada tem práticas diferentes, dependendo da localização. Nesse sentido, as estratégias de Revenue Management aplicadas devem ser diferenciadas de acordo com o contexto em que o imóvel está inserido. Entretanto, alguns aspectos são unânimes:

– O preço ideal deve começar em seu ponto mais alto (dentro do aceitável) para aproveitar as reservas lucrativas;

– À medida que o prazo para consolidar a ocupação esteja se esgotando, as taxas devem diminuir.

Ou seja, a estratégia que pode render melhores resultados é aquela em que o preço certo começa no seu ponto mais alto, ajustando-se à tendência do mercado com o passar do tempo e, eventualmente, ir caindo para consolidar a ocupação com reservas de última hora.



Maneiras de lidar com a disponibilidade


Oportunidade – Antes de 120 dias: o tempo ainda não está jogando contra o proprietário, os preços podem estar no ponto mais alto;

Validação – Entre 120 e 90 dias: a procura começa a aumentar; é hora de validar preços;

Ajuste – Entre 90 e 60 dias: pico de vendas; os preços precisam estar alinhados com o mercado. Considere que calendários preenchidos muito rapidamente ou muito lentamente exigem ajustes;

Fine-Tuning – Entre 60 e 30 dias: à medida que a disponibilidade cai, o ajuste pode ainda fazer a diferença;

Correção – Menos de 30 dias: neste momento, é vender “de última hora” e o preço destina-se a conter perdas devido a um desempenho de ocupação fraco ou a maximizar a ocupação e os ganhos.



Configurando seu aluguel de temporada para Revenue Management


A configuração de uma propriedade para RM começa pela compreensão de como ela se enquadra no mercado. Enquanto localização, tamanho e capacidade de hóspedes da propriedade compõem fatores estáticos do preço cobrado pelo espaço, tempo e taxa de ocupação (a proporção de dias alugados em relação à quantidade total de dias disponíveis) são os fatores dinâmicos. A análise desses últimos é que deve dar base à dinamização das tarifas.

Na verdade, o Revenue Management dita as variáveis que vão impactar na tarifa que você cobrará pelo seu espaço. Essas tarifas devem ser dinâmicas, ou seja, seguir uma estratégia que incorpore dados sobre o mercado e os concorrentes para ajustar continuamente os preços. Por exemplo, se todos os seus concorrentes aumentarem suas taxas, você também aumentará.

Além disso, diferentes clientes estão dispostos a pagar um preço diferente por usar a mesma acomodação. A administração de todo esse cenário deve prever repetidamente a oferta e a demanda e, constantemente, fazer ajustes de tarifas. Sendo assim, as taxas não são mais conduzidas por temporadas estáticas.

A importância do Property Manager no Revenue Management

Obviamente, todos esses conceitos e fórmulas podem parecer confusos para leigos e nem todo proprietário entende essas oscilações de mercado, por isso a importância de ser bem assessorado por profissionais especializados no mercado imobiliário. 

Quer aumentar sua renda de aluguel de temporada? Entre em contato com nossos especialistas com ampla experiência no mercado de casas de temporada e saiba mais!

Leave a Reply