VISITANTES INESPERADOS NA SUA CASA DE TEMPORADA? CONFIRA COMO EVITÁ-LOS

Oito dicas para evitar que hóspedes tragam visitantes adicionais à sua casa de temporada

Como anfitrião de um aluguel por temporada, você enfrenta muitos desafios, e um dos mais comuns é que os hóspedes tragam mais visitantes do que os especificados, excedendo o que foi estipulado no momento em que efetuaram a reserva.

Hóspedes adicionais podem ser a causa de uma série de problemas que você como anfitrião pode sofrer, como violação das regras da propriedade, aumento do desgaste de itens do seu imóvel e preocupações de segurança.

Quer os hóspedes queiram organizar uma festa não autorizada ou simplesmente evitar pagar por uma pessoa extra, com esta série de dicas você evitará essa e outras situações complicadas em sua casa de férias.

Por que é fundamental estabelecer um número máximo de hóspedes?

Talvez a sua propriedade seja destinada apenas a um determinado número de pessoas, ou você não queira irritar os vizinhos por causa do barulho, ou simplesmente precisa evitar pagar contas extras e limpeza. Muitos são os motivos para limitar o número de hóspedes no seu aluguel de temporada.

A segurança desempenha um papel fundamental nos aluguéis por temporada e, neste sentido, hospedar mais pessoas do que um imóvel comporta pode causar danos, problemas de higiene e principalmente situações perigosas em casos de incêndio ou inundação, por exemplo.

Embora existam plataformas de aluguel de temporada que já lançaram programas de assistência aos anfitriões, como o Airbnb Cover, nestes casos é sempre melhor prevenir do que remediar. No entanto, muitos viajantes não estão cientes dos problemas que podem ser causados ​​por trazer mais amigos ou familiares durante a sua estadia, seja para aproveitar a hospedagem sem custos ou apenas passar uma noite na casa de férias.

Inclusive, uma das condições necessárias para anunciar em plataformas como Airbnb, bem como em outras OTAs, é estabelecer um número máximo de hóspedes, pois é importante que a sua propriedade seja adequada a um determinado número de pessoas. A política rígida do Airbnb, que limita o número de hóspedes por propriedade, não é boa apenas para sua tranquilidade; ela protege você como anfitrião e dá cobertura quando seus convidados decidem causar problemas.

Como orientação geral, o Airbnb permite que os anfitriões definam o número máximo de hóspedes permitidos. Os administradores de propriedades podem especificar esse limite nos detalhes do anúncio de suas casas de temporada e espera-se que os hóspedes sigam essas diretrizes. Se os hóspedes tentarem reservar um número que exceda o limite especificado pelo anfitrião, poderão precisar da aprovação deste ou mesmo encontrar acomodações alternativas.

Veja, então, estas oito dicas para evitar hóspedes adicionais no seu aluguel de temporada:

1. Informe os hóspedes sobre as regras da sua propriedade

Deixar clara a política de hospedagem do seu aluguel de temporada é importante, tanto para informar oficialmente os hóspedes das suas regras como para resolver quaisquer problemas que surjam durante a estadia. Para tal, a seção ‘Regras da Casa’ é uma ferramenta importante com a qual você pode garantir que as instruções serão claras e os hóspedes estarão conscientes das limitações e situações a evitar.

Antes das Regras da Casa, a descrição dos anúncios nas plataformas de aluguel por temporada deve ser clara e objetiva no que se refere a hóspedes adicionais, incluindo hóspedes durante a noite e durante o dia. Por exemplo, insistir que a sua propriedade só pode acomodar X pessoas ou que não são permitidos hóspedes extra. Além disso, enfatize que festas são estritamente proibidas. Suas regras podem ser exibidas em seu anúncio no Airbnb ou qualquer outra plataforma de viagem online na qual você esteja listado.

2. Inclua todos os hóspedes no contrato de aluguel por temporada

O contrato de aluguel por temporada geralmente cobre a ocupação máxima, condições de check-in e checkout, requisitos de estadia mínima, regras da casa, taxas de aluguel, informações sobre taxas adicionais, etc. Assim que seus convidados chegarem, peça-lhes que anotem todos os nomes dos ocupantes neste contrato.

Dessa forma, você saberá exatamente quem está hospedado e os hóspedes não poderão justificar a vinda de visitantes não autorizados. Este documento também é uma forma de proteção aos anfitriões, pois seu valor jurídico obriga o hóspede a respeitar as regras e condições acordadas durante a estadia.

3. Interaja com seus hóspedes

Ao conhecer os planos dos hóspedes que reservaram o seu imóvel de temporada com antecedência, você poderá prever se em algum momento eles pretendem convidar mais pessoas para a casa de férias. Embora não seja uma tática infalível, isso pode criar um clima de confiança entre anfitrião e hóspede.

Além disso, não se esqueça de verificar os comentários nos perfis dos viajantes para ver se eles tiveram problemas no passado com algum outro anfitrião. O sistema de avaliação da Airbnb, por exemplo, permite que os anfitriões partilhem as suas experiências, fornecendo informações valiosas sobre a adesão dos hóspedes às regras da casa. Dê uma olhada para ver se o seu hóspede teve algum incidente anterior relacionado a visitantes extras.

4. Mantenha contato com vizinhos ou pessoas de confiança

Caso você não consiga controlar pessoalmente a chegada dos hóspedes ou estar por perto durante a estadia, é sempre bom contar com a ajuda de uma terceira pessoa que possa informá-lo sobre essas práticas. Os vizinhos também poderão perceber se há festas, barulhos incômodos ou comportamento indelicado por parte dos hóspedes e entrarem em contato com você para resolver a situação. Da mesma forma, você pode pedir ao seu administrador de propriedade para também ficar atento.

5. Use soluções tecnológicas inteligentes

Um interfone com câmara incorporada é um bom aliado para controlar quem entra e quem sai da sua propriedade. Você poderá ver facilmente se entram mais convidados e se a taxa de ocupação foi ultrapassada, ao mesmo tempo que terá mais poder sobre o controle de acesso à casa, especialmente se for um acesso sem chave ou com fechaduras inteligentes.

Outra solução inteligente para o seu imóvel de temporada são as fechaduras inteligentes, que dão a cada hóspede o seu próprio código de acesso. Você pode controlar quem está entrando e saindo, e alguns sistemas até permitem definir códigos de acesso por tempo limitado. Isso significa que não haverá mais preocupações com os hóspedes repassando códigos para terceiros.

6. Cobre uma taxa por serviços adicionais

Muitas vezes as dicas práticas não são suficientes para impedir a entrada de hóspedes adicionais. Tanto as plataformas quanto os anfitriões sabem que isso acontece com frequência – e é por isso que você pode cobrar mais por cada hóspede adicional. No Airbnb, por exemplo, basta configurar esta opção durante o processo de reserva. Mas lembre-se, essa taxa de hóspede extra só valerá para reservas futuras.

7. Use a ‘Reserva Instantânea’ com cuidado

A Reserva Instantânea (Instant Book) pode ser útil para permitir que os hóspedes façam uma reserva sem esperar pela sua aprovação, mas pode não agradar a todos. Pense em desligar a Reserva Instantânea e seguir a velha escola com aprovação manual. Dessa forma, você poderá dar uma olhada nos hóspedes em potencial e ter certeza de que eles são adequados para sua propriedade.

8. E se os hóspedes trouxerem animais de estimação?

O mesmo conceito de convidados extra se aplica se os hóspedes trouxerem animais de estimação sem pedir sua autorização prévia. Se o seu aluguel por temporada aceita animais de estimação, você pode cobrar de seus hóspedes uma taxa para pets. A maioria dos hóspedes esperaria pagar por isso, mas alguns podem querer evitar os custos e entrar furtivamente com seus amigos peludos. Afirme isso claramente nas plataformas de anúncios e na documentação.

Como anfitrião você não deve ter medo dessas situações e, caso elas ocorram, tenha em mente que existem mecanismos para apoiá-lo caso a situação ultrapasse o normal e o razoável.

Em última instância, você poderá dirigir-se aos órgãos competentes das plataformas de reservas e denunciar a infração cometida pelos hóspedes. Neste caso, a empresa se encarregará de abrir um relatório sobre o ocorrido e proceder à sanção do viajante, seja financeiramente ou com a retenção de parte do depósito.

Ao definir expectativas claras para o seu aluguel de temporada, você pode resolver quaisquer problemas de forma rápida e profissional, criando um ambiente seguro e agradável para si e para os seus hóspedes. Lembre-se de que uma propriedade bem administrada gera avaliações positivas, aumento de reservas e a reputação de ser um anfitrião responsável e confiável.

Leave a Reply