Por que oferecer o benefício de entrada antecipada no aluguel de temporada

Ser proprietário ou administrador de uma ou mais casas de temporada significa ter muitas responsabilidades relativas ao imóvel e aos hóspedes; desde saber promover alojamentos para férias em geral até organizar benefícios específicos, como o early check-in dos visitantes.

Mas você achava que a forma de receber os seus hóspedes era tão importante quanto colocar travesseiros confortáveis ​​e deixar algumas cápsulas de café para eles? Na gestão de aluguel por temporada muitas vezes é necessário flexibilizar algumas regras, como o horário de entrada do hóspede no imóvel – e neste momento, o serviço de early check-in pode ser muito útil.

O que é early check-in?

Early check-in, ou “entrada antecipada” em tradução do inglês, refere-se à chegada à propriedade antes do horário normal estabelecido na reserva. Cada vez são mais casas de temporada têm em conta este serviço, oferecendo-o como um extra.

Embora não deva ser algo comum, há viajantes que, por quaisquer motivos (chegam mais cedo e não sabem o que fazer; ou um determinado plano foi cancelado, etc.) preferem entrar na casa de férias mais cedo, evitando assim circular com as malas pelo destino esperando a hora de se hospedarem. Disponibilizar este serviço pode fazer muita diferença na experiência de estadia.

Mas, assim como qualquer privilégio extra, o early check-in exige organização, para que não haja conflito de reservas ou problemas operacionais, como a redução do tempo de limpeza e preparação da casa entre uma hospedagem e outra.

Late checkout

Da mesma forma que o early check-in, existe o serviço late checkout no aluguel de temporada. Trata-se de um benefício de checkout tardio, onde o hóspede pode sair depois do horário determinado. Este serviço também é cada vez mais procurado, principalmente quando se trata de aluguel por temporada em destinos urbanos.

Podem ocorrer situações inesperadas, como atraso do voo dos visitantes e a necessidade de esperar muitas horas pela nova partida, por exemplo. Oferecer este serviço fará com que seus hóspedes se sintam mais tranquilos e, por sua vez, você passará uma boa imagem como anfitrião.

Mas assim como o early check-in, o late checkout não é um serviço que deve ser oferecido em primeira instância, afinal reduzirá o tempo de preparação da sua propriedade de temporada para receber os próximos hóspedes e você pode ficar sobrecarregado ou atrasado com suas tarefas.

Early check-in é um serviço de cortesia?

Essa é uma dúvida bastante comum entre anfitriões de aluguel por temporada. Geralmente, o early check-in só fica disponível mediante pagamento de uma taxa. Afinal, trata-se de uma comodidade extra.

Apenas em algumas situações, o early check-in pode ser oferecido como cortesia – por exemplo, se a acomodação já estiver pronta e o hóspede chegar antes do horário previsto, não há motivos para barrar a sua entrada ou cobrá-lo pelo check-in antecipado.

O valor do early check-in varia de acordo com as políticas de cada hospedagem, que consideram alguns critérios, como a antecedência da solicitação e o tempo adicional que o hóspede deseja permanecer no imóvel.

Como referência, proprietários e administradores de propriedades de temporada podem incluir uma taxa proporcional ao valor total da diária. Mas, caso seja um período de alta demanda, este valor pode ser mais alto.

Em geral, quem viaja com frequência já sabe que pode solicitar early check-in em hotéis no caso de chegar ao local antes do horário previsto. Por isso, também é interessante oferecer essa opção em outros tipos de hospedagem, inclusive no aluguel por temporada.

Veja, então, quais são as vantagens de disponibilizar o early check-in no seu aluguel de temporada e como fazer isso de forma eficiente.

– Oferecer o serviço early check-in significa que você pode atender todas as necessidades dos seus hóspedes, permitindo-lhes uma maior flexibilidade no horário de entrar no imóvel.

– Incluir o benefício de entrada antecipada nos anúncios do seu imóvel de temporada irá ajudá-lo a evitar situações inesperadas, relacionadas aos horários de check-in estabelecidos.

– Geralmente o early check-in resulta em um aumento nas avaliações positivas dos hóspedes, podendo ajudar a melhorar a sua classificação nas diferentes plataformas onde a sua propriedade de temporada está anunciada.

– Como anfitrião, você pode definir um preço adicional para o serviço de early check-in. Assim, poderá ganhar mais por cada reserva onde for solicitada a entrada antecipada de hóspedes.

Como adotar o early check-in no aluguel por temporada?

É aconselhável estar ciente que para aceitar as solicitações de early check-in é preciso estar preparado da melhor forma possível para aceitá-las em determinadas situações, para que a organização do seu negócio não seja prejudicada. Mesmo que já seja uma prática comum da hotelaria, a oferta do early check-in em imóveis de temporada requer atenção com alguns detalhes que são específicos do segmento.

Avalie os possíveis riscos

Se você quer oferecer early check-in em plataformas que possuem o benefício de seguro contra danos, não se esqueça de que a cobertura passa a valer a partir do horário de check-in que está no anúncio. Ou seja, caso o hóspede faça check-in antecipado e cause algum estrago no imóvel antes do horário oficial de entrada, não haverá suporte das plataformas.

Defina as condições do early check-in

Você deve fornecer informações claras para os hóspedes sobre o serviço de early check-in oferecido. Indique o período considerado early check-in (por exemplo, até quatro horas antes do horário oficial de check-in); esclareça se houver uma data ou horário limite para solicitação de check-in antecipado; estabeleça o valor para essa entrada antecipada; e por fim, não deixe de informar que a oferta deste serviço está sujeita à disponibilidade.

Tenha uma administração eficiente

As eventuais mudanças nos horários de check-in ou checkout no aluguel por temporada exigem uma gestão eficiente, tanto do calendário e como das tarefas operacionais. Só assim você conseguirá oferecê-las sem gerar conflito com outras reservas, e garantir que a manutenção e limpeza do imóvel seja finalizada antes da entrada de um novo hóspede.

Outra alternativa muito apreciada pelos hóspedes é que você ofereça a possibilidade de guardar a bagagem em algum espaço, enquanto a casa de temporada está sendo preparada para o check-in. Você pode usar um cômodo menos importante ou até baús com fechadura, por exemplo, para que eles possam deixar os seus pertences e ficarem mais à vontade.

Recomende-lhes também o que fazer ou onde ir por algumas horas até fazerem o check-in. Esta é uma gentileza que pode causar uma boa primeira impressão aos hóspedes com check-in antecipado e certamente melhorará suas avaliações nas plataformas de aluguel por temporada.